sexta-feira, julho 04, 2008

Em Círculos


Precisei arrumar as malas e comprar passagem pra China pra perceber que não precisava ir tão longe para ver a grande muralha. Precisei arrumar as malas e ir pro outro lado do mundo pra perceber que não precisava arrumar as malas pra chegar no outro lado do mundo. Foi preciso um quarto de hotel, uma caminhada a sós e uma briga com um bêbado pra perceber o que é a solidão. Pra sentir em meu corpo a neve em pleno verão.


Vaguei por cidades amigas e lindas. Costurei na vestimenta de uma gueixa, os bordados das ruas sem saída e alimentei nos raios do sol nascente, as planicies e planaltos árduos com feijão e solidão.


Falar de amor? Escrever sobre a saudade? Propor devaneios nostálgicos? Recitar poemas aos prantos? Beber um copo d'água numa tacada só e chorar? Fechar as mãos sem rancor? Não foi tão efervescente assim. Ácido Acetilsalicílico pro vírus do sentimento. E o remédio? São os sintagmas preposicionados, a escrita fragmentada, as orações subordinadas. É o que permite ler e é o que me permite ser lido mesmo que me torne cego.


Precisei querer ser alguém que não era e não era pra ser. Precisei pedir esmola pra mendigo, beijar répteis à contragosto, mergulhar num lago gelado, gritar em filmes mudos, acertar uma flecha no peito da amada, sentir o doce antes do amargo. Precisei ser alguém que remava contra a maré, me ver de longe e pequeno, um idiota, estúpido; ser alguém que perseverava pra perceber que não percebia nada, que todo sentido é sentido e pressentido, nunca ressentido ou consentido e, finalmente, que nenhum vulcão seria capaz de aquecer a neve que predominava em minha alma evasiva e rigorosa.

6 comentários:

Hudson Pereira disse...

Precisou sim,de tudo isso para escrever um texto belíssimo, o penúltimo parágrafo foi um deja vú pra mim.

Quer um conselho que quem anda muito em círculos?

É bem melhor que ficar parado!

Anônimo disse...

Nooossa, tô de boca aberta com o seu talento, gêmeo! O texto ficou maravilhoso. Cheguei a ficar uns segundinhos parada olhando pra tela com aquele olhar de quem acaba de dar um longe suspiro [será que deu pra entender? haha, é que foi a única forma que encontrei de descrever minha face nesse momento tão inspirador, ehehe]

Ammei!

Anônimo disse...

É isso aí camarada, nada melhor que mergulhar no mundo para saber que na verdade era necessário se manter (as vezes) um pouco afastado... ótimo texto, não tecerei comentários teóricos, mas é porque quero dar folga para minha mente hoje.
Grande abraço!

Lorde Wenceslau disse...

www.lordewenceslau.blogspot.com

Fernanda Maria disse...

Oi, amore!!! Adorei!!!

Sem mais comentários. Estou exausta.

Bjoks

Unknown disse...

UAU!!!